Assim como a pele, a condição do seu cabelo é um sinal externo de saúde interna. As células que compõem cada fio de cabelo exigem um suprimento regular de nutrientes essenciais.
Conteudos
O que Comer para ter Cabelos Saudáveis
Coma o equilíbrio correto dos seguintes nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais para suprir o cabelo com tudo o que ele precisa para permanecer brilhante, brilhante e forte…
Veja abaixo algumas dicas de alimentação saudável que irão ajudar na saúde do seu cabelo num geral:
Proteína
Como o cabelo é feito de proteína, garantir que você tenha proteína suficiente em sua dieta é crucial para tornar o cabelo forte e saudável.
Se você não está consumindo proteína suficiente em sua dieta, seu cabelo provavelmente ficará seco, quebradiço e fraco.
Dietas de proteína extremamente baixa podem resultar em crescimento restrito do cabelo e até perda de cabelo.
Escolha frango, peru, peixe, laticínios e ovos como excelentes fontes de proteína junto com fontes vegetarianas, como leguminosas e nozes.
Ferro
O ferro é um mineral especialmente importante para o cabelo e muito pouco ferro é uma das principais causas de perda de cabelo.
O folículo piloso e a raiz são alimentados por um suprimento de sangue rico em nutrientes.
Quando os níveis de ferro (ferritina sérica) caem abaixo de um certo ponto, você pode sentir anemia. Isso interrompe o suprimento de nutrientes para o folículo, afetando o ciclo de crescimento do cabelo e pode resultar em derramamento.
Produtos animais, como carne vermelha, frango e peixe, fornecem ferro com alta biodisponibilidade, o que significa que o ferro está prontamente disponível para o corpo.
Os vegetarianos podem aumentar suas reservas de ferro, incluindo lentilhas, espinafre e outros vegetais de folhas verdes, como brócolis, couve e salada.
Vitamina C
A vitamina C ajuda na absorção de ferro, por isso os alimentos ricos em vitamina C são bons para comer em conjunto com alimentos ricos em ferro.
A vitamina C também é um antioxidante, portanto é usada prontamente pelo organismo.
As melhores fontes são:
- Groselhas negras
- Mirtilos
- Brócolis
- Goiaba
- Kiwi
- Laranja
- Mamão
- Morangos
- Batata-doce
A vitamina C ajuda na produção de colágeno, que fortalece os capilares que fornecem os fios de cabelo.
Ômega-3
Ácidos graxos ômega-3 são gorduras importantes que nosso corpo não pode produzir e, portanto, devem ser obtidos através de nossa dieta.
Os ômega-3 são encontrados nas células que revestem o couro cabeludo e também fornecem os óleos que mantêm o couro cabeludo e o cabelo hidratado.
Fique atento a peixes oleosos como salmão, arenque, sardinha, truta e cavala e fontes vegetais, incluindo abacate, sementes de abóbora e nozes.
Vitamina A
A vitamina A é necessária pelo organismo para produzir o sebo.
O sebo é uma substância oleosa criada pelas glândulas sebáceas dos nossos cabelos e fornece um condicionador natural para um couro cabeludo saudável.
Sem o sebo, podemos sentir uma coceira no couro cabeludo e secar o cabelo.
Inclua produtos de origem animal e vegetais de cor laranja/amarela, ricos em beta-caroteno (que produz vitamina A), como cenouras, abóboras e batata-doce.
Zinco e Selênio
A proteção do couro cabeludo envolve outros minerais importantes, especialmente zinco e selênio. A falta de zinco pode levar à perda de cabelo e a um couro cabeludo seco e escamoso.
Cereais fortificados e integrais são uma boa fonte de zinco, juntamente com ostras, carne e ovos.
Vitamina E
O sol pode danificar nosso cabelo da mesma forma que pode danificar nossa pele, portanto, certifique-se de comer alimentos ricos em vitamina E para proteger seus cabelos.
As nozes são potências nutricionais, fornecendo zinco e selênio, assim como vitamina E, então tente incluí-las como parte de uma dieta balanceada.
Biotina
A biotina é uma vitamina B solúvel em água. Muito pouca biotina pode causar cabelos quebradiços e pode levar à perda de cabelo.
Inclua alimentos ricos em biotina, como grãos integrais, fígado, gema de ovo, farinha de soja e fermento.
[Dica Extra] Tratamentos naturais
Faça sua própria máscara capilar para um tratamento profundo e nutritivo a cada duas semanas.
Bata uma gema de ovo e misture com metade de um abacate amassado e uma colher de mel.
Massageie no cabelo úmido e limpo e deixe por 30 minutos antes de enxaguar completamente.
Qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo é só deixar nos comentários.