Entenda tudo sobre a Coloração sem Amônia

A coloração capilar faz parte da vida de muitas pessoas, seja por conta de um cambio de look ou para ocultar fios brancos. Por ser um processo tão frequente na vida de tantos, é necessário entender o que é e como funciona um dos principais componentes das colorações, a amônia.

A amônia é uma substância química amplamente usada em muitas tinturas e, caso não seja manuseada corretamente, pode oferecer perigo não só para quem está recebendo a tintura, como para o cabeleireiro responsável e até mesmo o meio-ambiente.

Cerca de 60% das mulheres colorem os cabelos regularmente e boa parte das substâncias contidas nas tintas acabam escorrendo com a água e indo parar em nossos oceanos.

O que Saber Sorbe Coloração sem Amônia

Por que a Amônia é Necessária na Coloração dos Cabelos?

A amônia é usada para abrir as cutículas do cabelo, fazendo com que os corantes possam penetrar nos fios. Para atingir esse objetivo, a amônia corrói o cabelo e, por esta razão, a coloração acaba danificando os fios.

Todas as tinturas permanentes necessitam que as cutículas capilares estejam abertas. Isso é o que irá garantir que a cor durará por mais tempo e que irá cobrir até os cabelos brancos mais insistentes. Em outras palavras, o fator ?corrosivo? é usado -e necessário- para que a cor do cabelo se torne permanente.

coloração sem aêonia

O que São e como Funcionam as Tinturas sem Amônia?

A primeira maneira de saber se um produto contém ou não amônia é descobrindo se a tintura é permanente ou não. Se o produto não é permanente, a amônia não é necessária, e ele não deveria ser considerado um produto sem amônia, já que nenhum produto da categoria contém a substância.

Leia Mais >  Botox Capilar [O Que é, Passo-a-Passo, Alisa?, Antes e Depois, ...]

A razão pela qual as tinturas semi-permanentes não precisam de amônia é que elas não abrem as cutículas do cabelo. Em vez disso, elas cobrem o cabelo em um processo menos agressivo e prejudicial para os fios.

A vantagem das tinturas sem amônia é que elas podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo. A amônia é incompatível com uma série de procedimentos capilares, como escovas progressivas por exemplo, e pode oferecer sérios riscos se misturada a certas substâncias. Por isso, colorações sem amônia podem ser interessantes não só para quem tem cabelos frágeis e danificados, mas também por quem tem outros químicos nos cabelos.

A desvantagem de colorações semi-permanentes é que a cor pode não fixar em cabelos grisalhos ou brancos. Produtos deste tipo valem mais como uma experiência para testar cores e estilos, mas não como uma maneira de combater os fios brancos.

Como conseguir uma cor vibrante sem usar tintas de cabelo à base de amônia?

  • Se você quiser experimentar uma cor sem se comprometer totalmente, use tinturas semipermanentes.
  • O mesmo vale para quem quer escurecer os fios.
  • Para prolongar o tempo entre as visitas ao salão, use um produto de retoque temporário que são como um xampú a seco com cor. Eles também são úteis para serem levados em uma maleta de maquiagem completa para viagens ou até mesmo na bolsa do dia a dia, já que garantem a cor por um período extra.
  • Para corrigir/atualizar o tom, aplique um tratamento de brilho.
  • Para revitalizar os tons de loiro, use champús com pigmento roxo.

E então, já ficou a saber mais sobre como é feita a coloração sem amônia, as suas vantagens, materiais que deve usar, etc…?

Deixe nos comentários qualquer dúvida com que tenha ficado após ter lido este artigo.

Leia Mais >  Escova Portier [Tem Formol? Funciona? Preço?] Veja o Passo a Passo
Entenda tudo sobre a Coloração sem Amônia
5 (100%) 1 vote[s]
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *