Óleo Mineral (ou Parafina Liquida) no Cabelo Faz Bem?

O óleo mineral (ou chamado também de parafina liquida) é um dos componentes mais comuns em produtos cosméticos mas também um dos mais criticados.

E é criticado simplesmente por um motivo: desconhecimento.

As pessoas quando percebem que ele deriva do petróleo, começam a inventar e a acusá-lo de fazer mal.

Vamos responder então à pergunta feita no titulo do artigo.

Óleo Mineral Faz Mal ao Cabelo?

A resposta é não.

Ele não faz “bem” nem mal, visto que não hidrata nem reconstrói o seu cabelo, isto porque ele é insolúvel, logo não penetra no seu cabelo.

E agora você pergunta: “Mas então para que ele serve?”

Benefícios da Parafina Líquida no Seu Cabelo

Este produto é usado em muitos produtos cosméticos para o cabelo porque é barato mas também tem propriedades que beneficiam o seu uso.

Alguns destes benefícios passam por diminuir o frizz e também como é insolúvel, ele cria peso no seu cabelo, diminuindo assim o volume.

Ele vai também dar um brilho adicional ao seu cabelo, dando-lhe um aspeto melhor, mesmo não fazendo nada em termos de hidratação.

parafina-liquida-oleo-mineral-faz-mal

Uma das formas de utilizar a parafina liquida no cabelo é como protetor térmico, visto ela criar uma no seu cabelo, a qual irá proteger o seu cabelo na hora de fazer chapinha por exemplo.

Essa é a melhor forma de o utilizar.

A parte boa deste produto é que ele normalmente sai bem após lavá-lo com um shampoo normal, visto ele não se infiltrar no seu cabelo nem couro cabeludo.

Por via das dúvidas, utilize de 2 em 2 semanas um shampoo anti-resíduos para limpar completamente o seu cabelo (isto caso não tenha químicas nele, senão limpa-as também).

Contra-Indicações do Óleo Mineral do Cabelo

O óleo mineral em si não tem qualquer contra-indicação quando usado no cabelo.

Agora, não deve utilizar o shampoo anti-resíduos que falámos caso tenha o seu cabelo danificado por químicas.

Isto porque o shampoo irá abrir as cutículas que já estão abertas por causa do estado do seu cabelo.

cabelo-brilhante-parafina

Óleo Mineral é Melhor que o Óleo Vegetal?

Não, até porque o óleo vegetal, que você provavelmente já ouviu também que ele se aplica no cabelo, traz reais vantagens para si.

Ele possui várias vitaminas que irão ser bastante nutritivas e a sua gordura natural irá também ajudar bastante na hidratação.

A pergunta que lhe fica na cabeça talvez seja esta “Então porque os cosméticos não utilizam apenas óleo vegetal?”

Não utilizam porque o óleo vegetal apesar de trazer mais benefícios é também bem mais caro, e a sua utilização faz com que os produtos fiquem bastante caros.

Não faz tão bem, mas não hesite em comprar produtos com óleo mineral, visto existirem produtos bastante bons com este componente.

E então, já ficou a saber mais sobre o óleo vegetal (ou parafina liquida) no cabelo, incluindo se faz mal, os seus benefícios, etc?

Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Óleo Mineral (ou Parafina Liquida) no Cabelo Faz Bem?
5 (100%) 1 vote
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *