Porosidade Capilar [ O que é e Teste do Cabelo na Água ]

O seu cabelo tem outras características que são ainda mais importantes para se conhecer em sua jornada natural de cabelo que o tipo do seu cabelo.

A verdade é que pessoas com o mesmo padrão de ondulação exata podem ter cabelos que se comportam de maneira extremamente diferente. Isso é geralmente devido a outra característica importante, porém menos visível, do cabelo, chamada porosidade.

Tudo sobre a Porosidade Capilar

O que é?

Porosidade é uma medida da capacidade do seu cabelo para absorver e reter a umidade.

Você também pode pensar nisso como indicar com que facilidade a umidade pode penetrar no seu cabelo. A porosidade é determinada pela estrutura da sua cutícula – a camada externa do seu cabelo.

O cabelo de baixa porosidade tem uma camada de cutícula fortemente ligada, dificultando a penetração da umidade (mas também é difícil a umidade escapar, uma vez que está no seu cabelo).

Por outro lado, cabelos com alta porosidade têm folgas e orifícios na cutícula, permitindo umidade para passar e sair facilmente. A porosidade é determinada pela genética, mas pode ser alterada por fatores externos, como calor e processamento químico.

tipos de porosidade

Como Determinar Porosidade (Teste do Cabelo na Água)

Porosidade é muito simples de determinar: existem três testes que você pode fazer agora mesmo!

Teste de flutuação

Este é o mais conhecido e mais fácil de se fazer.

Pegue alguns fios de cabelo da escova ou do pente (use cabelos limpos) e solte-os em uma tigela com água.

Deixe-os descansar por alguns minutos. Se o seu cabelo flutuar após o tempo acabar, você tem baixa porosidade. Se afundar, você tem alta porosidade.

Pode ainda flutuar em algum lugar no meio da tigela se você tiver porosidade média.

Slip ‘n Slide Test

Pegue um fio de cabelo e deslize os dedos para cima, em direção ao couro cabeludo. Se você sentir pequenas saliências ao longo do caminho, terá alta porosidade.

Se o eixo estiver liso, sua cutícula estará bem presa e você terá cabelos com baixa porosidade

Teste do frasco de spray

Pegue uma pequena parte do seu cabelo e misture com um borrifador.

Observe atentamente: se a água se acumular no seu cabelo, é baixa porosidade. Se absorve rapidamente, seu cabelo é de alta porosidade. Se você notar a água em seu cabelo por alguns minutos antes de absorver, você tem cabelo de porosidade média.

teste cabelo na água

O que Devo Fazer?

Porosidade baixa

O cabelo é resistente à umidade – isso significa que pode ser difícil obter umidade em seu cabelo, mas uma vez que você fizer isso, você não precisa se preocupar tanto com o seu cabelo secar. Seus cachos também podem ser propensos ao acúmulo de produtos, especialmente de produtos ricos em proteínas. O que usar:

  • Condicionadores diários livres de proteína com humectantes (produtos que atraem a umidade) como mel ou glicerina.
  • Produtos ricos em umidade, como óleo de jojoba, manteiga de karité, óleo de coco ou óleo mineral.
  • Produtos mais leves ou líquidos ajudarão a evitar o acúmulo de produtos.

Médio porosidade

Tem uma camada de cutícula mais solta, permitindo um fluxo constante, mas moderado de umidade dentro e fora de seu cabelo. Porosidade média se destaca bem ao estilo, coloração e produtos químicos, o que significa que você deve ter cuidado!

O tratamento frequente pode aumentar lentamente a porosidade do seu cabelo, dificultando ao longo do tempo a manutenção de tais estilos e tratamentos. Como cuidar de cabelo de porosidade média:

  • Evite proteínas em seu regime diário.
  • Condição profunda periodicamente com um produto que inclui proteína.

porosidade capilar

Alta Porosidade

Possui aberturas e orifícios na camada da cutícula, que permitem a passagem rápida da umidade para dentro e para fora. Isso pode levar a frizz e emaranhamento em clima úmido e extrema secura no tempo seco.

Você precisa ter cuidado com atividades como nadar ou tomar banho, que envolvem muita umidade para entrar em seu cabelo, pois isso pode causar a quebra. O que usar:

  • Os anti-humectantes, especialmente quando estão húmidos, selam as cutículas e impedem que absorvam demasiada humidade. (Ex: manteiga de karité em bruto, óleo de coco, azeite extra-virgem, óleo de palma)
  • Leave-in condicionadores e hidratantes, irá fornecer o seu cabelo com a umidade durante o dia, mas use um selador, como o soro de crescimento de óleo de mamona preto jamaicano  para reter a umidade e evitar o ressecamento.

Lembre-se, não há tipos de cabelo “bons” ou “ruins” – é tudo sobre como cuidar do cabelo que você tem. Duas pessoas com os mesmos padrões de ondulação podem ter porosidade diferente e, portanto, precisam usar produtos muito diferentes.

E então, já ficou a saber mais sobre porosidade capilar, o que é, como fazer com o teste do cabelo na água, etc…?

Deixe nos comentários abaixo alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Porosidade Capilar [ O que é e Teste do Cabelo na Água ]
Rate this post
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *